Médicos do Hospital Geral de Massachusetts transplantam rim de porco geneticamente modificado em homem de 62 anos

Nessa quinta-feira (21), o primeiro transplante de rim de porco geneticamente modificado do mundo, foi feito em Richard Slayman (62), que estava com doença renal em estágio terminal. 

Durante o procedimento que durou 4 horas, os cirurgiões do Hospital Geral de Massachusetts conectaram vasos sanguíneos e o ureter do rim do porco (canal que transporta a urina do rim para a bexiga) com os de Slayman. 

“O sucesso do transplante é resultado de esforços de milhares de cientistas e médicos ao longo de décadas”, disse o Dr. Tatsuo Kawai, membro da equipe cirúrgica. 

O paciente, residente de Weymouth vive com diabetes tipo 2 e hipertensão há muitos anos. De acordo com o hospital, ele esteve em diálise por muitos anos antes de receber o transplante de rim de um doador humano, falecido em dezembro de 2018. Após cinco anos, o rim começou a falhar e Slayman precisou retomar a diálise em maio de 2023. 

Em comunicado, Richard disse que viu o procedimento “não apenas como uma forma de me ajudar, mas de dar esperança para milhares de pessoas que precisam de um transplante para sobreviver”. 

“Essa cirurgia, antes considerada inimaginável, não teria sido possível sem a sua coragem e vontade de embarcar em uma viagem a um território médico desconhecido”, falou Dr. Joren Madsen, diretor do Mass General Transplant Center, em uma coletiva de imprensa. 

O rim fornecido pela eGenesis, teve os genes nocivos dos porcos removidos e teve genes humanos adicionados para melhorar sua compatibilidade e reduzir a rejeição. 

Se esse tipo de transplante de rins funcionar e ser seguro, fará com que a diálise seja desnecessária para mais de 500 mil pessoas nos EUA que necessitam dela para viver. 

Richard segue no hospital se recuperando bem. 

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.