Ruth Mufute, uma moradora de Worcester, Massachusetts, de 70 anos e residente legal nos Estados Unidos, foi detida por agentes da imigração no Aeroporto Internacional Logan, em Boston, ao retornar de uma viagem ao Zimbábue. A detenção, que durou cerca de 24 horas, aconteceu no dia 29 de abril e gerou indignação entre grupos de defesa dos direitos dos imigrantes.
Até o momento, as autoridades federais não explicaram o motivo da detenção. Organizações como a Student Clinic for Immigrant Justice e a Neighbor to Neighbor, das quais Ruth faz parte, afirmam que ela não cometeu nenhum crime e que sua única “falha” parece ter sido trabalhar com uma ONG de apoio a imigrantes.
Ruth é avó, trabalha como gerente de desenvolvimento em uma organização sem fins lucrativos e é conhecida por seu envolvimento com a comunidade local. A diretora da Neighbor to Neighbor, Dálida Rocha, classificou o tratamento dado a ela como “inaceitável” e “perigoso”, especialmente considerando sua idade.
Após pressão pública e uma manifestação em frente ao tribunal federal de Boston, Ruth foi liberada por ordem de um juiz na tarde do dia 30 de abril. Os grupos que a apoiam agora pedem mais transparência sobre o caso e garantias de que residentes legais como ela não serão mais submetidos a esse tipo de situação.
Worcester, onde Ruth vive, fica a cerca de 70 quilômetros de Boston.
Foto: Oskar Kadaksoo via Unsplash