O furacão Melissa é atualmente um furacão de categoria 4, mas pode se fortalecer para categoria 5 antes de atingir a Jamaica e o Haiti nos próximos dias. A tempestade pode trazer até 30 polegadas (cerca de 76 centímetros) de chuva para a ilha e causar danos à infraestrutura.
“Estou muito preocupada com deslizamentos de terra”, disse JoAnn Frye, moradora de Framingham e corretora de imóveis.
Frye é dona de um Airbnb em Ocho Rios, na Jamaica, na região de Pyramid Point. Ela contou que já perdeu a energia das câmeras externas e que sua administradora de casa guardou todos os itens dentro de casa, em preparação para a tempestade.
“Estou muito nervosa. Tenho acompanhado um grupo no WhatsApp, que é como a comunidade se comunica”, disse Frye.
O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, pediu que os moradores levassem a tempestade muito a sério.
“Já estamos nos preparando há alguns dias. Temos geradores a gás, reservatórios extras de água nos quartos e tanques maiores de água prontos, caso a energia acabe. Também temos luzes solares”, contou Mark Walker, primo de Frye, que mora na ilha.
Walker planeja se abrigar com a família pelos próximos dias.
“É uma daquelas situações em que não é só a gente — é todo mundo. Mas temos um bom grupo de vizinhos e amigos por perto, cuidando uns dos outros”, disse ele.
JoAnn afirma que está aliviada por não estar lá neste momento, mas reza pelas pessoas que ama na Jamaica.
Ela disse que planeja voar para a Jamaica assim que a tempestade passar, para verificar o estado de seus familiares e de sua casa.
Os meteorologistas do National Weather Service, nos EUA, monitoram a situação.
Foto: Scientific American







