Um surto do vírus Nipah, de alta letalidade, no estado de Bengala Ocidental, na Índia, gerou preocupação em partes da Ásia e levou alguns países a reforçarem medidas de triagem em aeroportos.
A Tailândia iniciou o monitoramento de passageiros em três aeroportos que recebem voos provenientes de Bengala Ocidental. O Nepal também passou a realizar triagens no aeroporto de Catmandu e em outros pontos da fronteira terrestre com a Índia.
Dois casos foram confirmados em Bengala Ocidental desde dezembro, supostamente envolvendo profissionais de saúde. Cerca de 196 pessoas que tiveram contato com os infectados foram rastreadas e testaram negativo para o vírus, segundo o Ministério da Saúde da Índia.
O vírus pode ser transmitido de animais para humanos e apresenta uma taxa de mortalidade elevada, variando de 40% a 75%, já que não há vacina ou medicamento específico para o tratamento.
O Nipah pode ser transmitido por animais como porcos e morcegos frugívoros, conhecidos como morcegos-da-fruta, além da possibilidade de transmissão entre pessoas por meio de alimentos contaminados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o Nipah como uma das dez doenças prioritárias, ao lado de patógenos como a Covid-19 e o Zika, devido ao seu potencial de causar epidemias.
O período de incubação varia de 4 a 14 dias. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta. Em alguns casos, podem surgir sonolência, alterações do nível de consciência e pneumonia.
Também pode ocorrer encefalite, uma inflamação do cérebro que pode ser fatal.
Até o momento, não há medicamento ou vacina aprovados para o tratamento da doença.
Foto: CNN







