Pesquisa revela queda no apoio latino a Trump após avanços em 2024

Por Domenico Montanaro – NPR

Após conquistar um apoio inédito entre eleitores latinos nas eleições presidenciais de 2024, o presidente Donald Trump enfrenta agora uma forte queda de popularidade nesse grupo, segundo uma nova pesquisa do Pew Research Center realizada com mais de 5 mil latinos em dois levantamentos distintos.

Os dados mostram que 70% dos entrevistados desaprovam a atuação de Trump como presidente, sendo que 55% afirmam desaprovar de forma veemente. Entre os latinos que votaram em Trump, a aprovação caiu de 93% no início do segundo mandato para 81% atualmente, uma queda de 12 pontos percentuais.

A economia, que foi um dos principais motivos para o aumento do apoio latino a Trump em 2024, agora aparece como fonte de insatisfação. Quatro em cada cinco entrevistados avaliam a situação econômica de forma negativa, e 61% responsabilizam as políticas do presidente pelo agravamento das condições. Apenas 15% acreditam que as medidas adotadas melhoraram a economia. Além disso, metade dos participantes relatou ter enfrentado dificuldades para pagar por alimentos, moradia ou cuidados médicos no último ano.

A pesquisa também destaca o descontentamento com a política migratória do governo. Dois terços dos latinos desaprovam a forma como Trump lida com a imigração, e 71% consideram que ele está exagerando nas deportações um aumento de 15 pontos desde março. Mais da metade teme que eles próprios, amigos próximos ou familiares possam ser deportados.

Outro dado preocupante é que mais de dois terços dos entrevistados afirmam que a situação dos latinos nos Estados Unidos piorou no último ano, um salto de 42 pontos em relação a 2021. Esse sentimento é compartilhado inclusive por 31% dos latinos que votaram em Trump. Segundo o Pew Research Center, em duas décadas de pesquisas, nunca tantos latinos relataram uma piora em sua situação de um ano para o outro.

Quatro em cada cinco entrevistados acreditam que as políticas de Trump têm sido prejudiciais para os latinos, incluindo um terço dos que votaram nele. O levantamento ainda aponta que 55% dos latinos têm sérias preocupações sobre seu lugar na sociedade americana, e um terço chegou a cogitar deixar o país nos últimos seis meses, principalmente devido ao clima político e ao alto custo de vida.

 

Foto: Chandan Khanna/AFP via Getty Images

Fonte: NPR

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *