Uma nova versão da carteira de motorista, conhecida como REAL ID, foi aprovada pelo Congresso em 2005, durante o governo de George W. Bush. A iniciativa visava criar um documento mais difícil de falsificar, após a descoberta de que alguns dos 19 terroristas dos atentados de 11 de setembro possuíam habilitações emitidas por diferentes estados americanos.
O governo federal, no entanto, deixou a implementação da REAL ID a cargo dos estados, o que levou muitos deles, incluindo Massachusetts, a adiarem a adoção do novo padrão.
O prazo final para que Massachusetts implemente o REAL ID é 7 de maio de 2025. A chefe do Register of Motor Vehicles (RMV), Colleen Ogilvie, afirmou que 55% dos motoristas em Massachusetts já possuem a carteira do REAL ID, aproximando o estado da média nacional de 56%.
Vale destacar que apenas residentes permanentes e cidadãos americanos podem obter a habilitação REAL ID, o que exclui muitos brasileiros sem status regular no país, mas que possuem a carteira de motorista tradicional, obtida por meio da lei Work and Family Mobility Act de 2022, aprovada pelo Partido Democrata.
O que muda? Caso não haja novo adiamento pela governadora Maura Healey, a partir de 8 de maio de 2025, a carteira de motorista tradicional não será aceita para embarque em voos domésticos nos EUA, incluindo o Aeroporto Logan.
Ainda assim, os que não forem qualificados para a REAL ID poderão apresentar um passaporte válido, incluindo o brasileiro, para embarcar normalmente.