A capital Washington, D.C. acaba de processar o governo Trump em uma corte federal.
Por meio de um pedido do procurador-geral do Distrito de Columbia, Brian Schwalb, o governo federal foi processado por ter assumido o controle do patrulhamento policial da capital.
Schwalb afirmou que as ações do governo federal são “uma afronta à dignidade e à autonomia de 700 mil americanos que chamam a capital de casa”.
A decisão do procurador do distrito foi tomada apenas um dia após a procuradora-geral da República, Pam Bondi, conceder ao chefe da Drug Enforcement Administration (DEA), Terry Cole, plenos poderes para policiar a capital.
A Polícia Metropolitana não pode tomar nenhuma decisão sem antes consultar Terry Cole.
A prefeita de Washington, D.C., Muriel Bowser, declarou que “as ações do governo são ilegais e que não há nenhum estatuto que conceda autoridade sobre o Distrito ao governo federal”.
Enquanto isso, mais de 800 homens e mulheres da Guarda Nacional passaram a patrulhar áreas conhecidas da capital americana.
O presidente Donald Trump ordenou a intervenção federal na capital, alegando que D.C. estava “fora de controle” e “dominada pela criminalidade”. Trump utilizou dados desatualizados para justificar sua decisão.
Ainda não há prazo para a decisão da Justiça. O impasse continua.
Fotos e montagem: NBC Washington