BOSTON, Mass. — A nova procuradora federal de Massachusetts está alertando que autoridades que tentarem impedir prisões de imigrantes no estado serão investigadas e punidas.
Leah Foley expressou discordância com a postura da governadora Maura Healey e da prefeita de Boston, Michelle Wu, em proteger imigrantes trabalhadores.
“Nós não estamos pedindo a elas para fazerem o nosso trabalho. O ICE não pede para fazer o trabalho do ICE. Queremos que elas façam o trabalho delas. Mas também esperamos que elas não interfiram quando agentes federais estão fazendo o trabalho deles”, disse Leah Foley.
Em 2017, a Suprema Corte de Massachusetts estabeleceu um entendimento legal que limitou a cooperação que as polícias locais podem oferecer a agentes federais.
Mesmo assim, Karissa Hand, porta-voz da governadora, afirma que, quando a prisão é de imigrantes criminosos, as autoridades cooperam com agentes federais “para manter nossas comunidades seguras”.
Em 2019, o escritório de Leah Foley processou a juíza Shelley Joseph por impedir que agentes federais prendessem um imigrante em um tribunal.
Em 2022, promotores do governo Biden encerraram o caso e transformaram a punição em medida disciplinar, que ainda não foi aplicada até hoje.
Foto: Robin Lubbock/WBUR