Protesto contra o Home Depot reúne dezenas em loja da Califórnia por suposta ligação com operações do ICE

Por 

Uma manifestação inusitada chamou a atenção em uma unidade do Home Depot em Monrovia, Califórnia, no último sábado. Dezenas de pessoas formaram uma longa fila para comprar raspadores de gelo vendidos por apenas 17 centavos, apenas para devolvê-los imediatamente após a compra. O ato, conhecido como “buy-in”, foi organizado como forma de protesto contra a suposta colaboração da rede de lojas com operações do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em suas dependências.

Segundo informações do Los Angeles Times, cerca de cem pessoas participaram da ação, que buscava interromper o funcionamento normal da loja e chamar a atenção para a presença de agentes federais em estabelecimentos da rede. Muitos manifestantes usavam adesivos com a frase “ICE out of the Home Depot” (“ICE fora do Home Depot”) colados nas roupas.

A estratégia, divulgada em redes sociais, tinha como objetivo congestionar as filas dos caixas automáticos e, assim, pressionar a empresa a se posicionar contra as operações de imigração em suas lojas. Os organizadores do protesto exigem que o Home Depot impeça a realização de batidas do ICE em suas unidades e proteja trabalhadores e clientes imigrantes.

O protesto em Monrovia foi motivado, em parte, pela morte recente de Carlos Roberto Montoya Valdez, um trabalhador imigrante que foi atropelado e morreu ao fugir de agentes federais na cidade, em agosto.

Em resposta às acusações, o Home Depot negou qualquer envolvimento com as operações do ICE. Em comunicado publicado na rede social X, a empresa afirmou: “Isso não é verdade, não estamos coordenando com o ICE”. George Lane, gerente de comunicação corporativa do Home Depot, reforçou em mensagem ao LA Times que a empresa não é notificada previamente sobre ações de imigração e só toma conhecimento delas após sua realização. “Somos obrigados a seguir todas as leis e regulamentos federais e locais em todos os mercados onde atuamos”, declarou.

O Home Depot é conhecido por contratar trabalhadores diaristas, muitos deles imigrantes, o que torna suas lojas alvo frequente de operações do ICE. Em outubro, a empresa declarou ao site Block Club Chicago que oferece apoio aos funcionários afetados por essas ações, permitindo que se ausentem do trabalho com remuneração caso se sintam desconfortáveis após a presença de agentes federais.

Pablo Alvarado, co-diretor executivo da National Day Laborer Organizing Network, organização responsável pelo protesto, afirmou ao LA Times: “Quer a empresa admita ou não, o Home Depot se tornou o epicentro dessa repressão cruel e violenta contra imigrantes em nosso país”.

A manifestação em Monrovia faz parte de uma série de protestos e boicotes em cidades americanas contra empresas acusadas de permitir operações do ICE em seus estabelecimentos, especialmente em um contexto de endurecimento das políticas migratórias sob a administração do presidente Donald Trump.

Foto: John Moore/Getty Images

Fonte: Newsweek

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *