WASHINGTON — O presidente Donald Trump afirmou que está “bem claro” que a Constituição dos Estados Unidos não o permite concorrer a um terceiro mandato.
“Tenho meus números de aprovação mais altos de todos os tempos”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, durante o voo para a Coreia do Sul, onde participa de uma cúpula regional como parte de uma viagem pela Ásia.
“E, sabe, pelo que li, acho que não tenho permissão para concorrer, então veremos o que acontece”, afirmou o republicano.
Os rumores ganharam força na semana passada, após uma entrevista de Steve Bannon, ex-assessor e influenciador do movimento MAGA, publicada pela revista The Economist. Nela, Bannon afirmou que “há um plano” para permitir que Trump concorra novamente.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, declarou na terça-feira que conversou com Trump sobre a possibilidade de uma nova candidatura, mas reconheceu que não há caminho legal para isso, já que qualquer mudança constitucional ocorreria muito depois de Trump deixar o cargo.
“Foi uma trajetória incrível. Mas acredito que o presidente sabe e já conversamos sobre isso das limitações impostas pela Constituição, por mais que muitos americanos lamentem isso”, disse Johnson.
Quando questionado sobre o teor da conversa, Trump respondeu aos jornalistas.
“Prefiro nem falar sobre isso, porque, sabe, o triste é que tenho meus números mais altos de todos.”
Em seguida, acrescentou:
“Eu diria que, se você ler [a Constituição], está bem claro que não posso concorrer. É uma pena. Mas temos muita gente boa por aí.”
Foto: revista People
								






