O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a intensificar as ações de deportação de imigrantes em situação irregular no país. Um novo projeto de lei, apelidado por ele de “One Big Beautiful Bill”, foi aprovado no Senado nesta terça-feira e agora segue para votação na Câmara dos Deputados.
Com quase 900 páginas, o projeto autoriza a contratação de 10 mil novos agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) e dobra a capacidade atual de detenção de imigrantes. Além disso, os agentes receberão um bônus anual de US$ 10 mil, segundo informações divulgadas pela Casa Branca.
A medida chega em um momento em que o governo já havia aumentado a meta diária de prisões para 3 mil por dia, o que tem sobrecarregado os centros de detenção. Em janeiro, a meta era de 1.800 prisões diárias, mas foi elevada em maio.
Para lidar com a demanda, o ICE tem aberto novos centros de detenção. Um dos mais recentes, apelidado de “Alligator Alcatraz”, foi inaugurado nesta semana nos pântanos da Flórida, com capacidade para abrigar até 5 mil pessoas. O centro recebeu a visita do presidente Trump e do governador da Flórida, Ron DeSantis.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS), o novo projeto de lei vai “acelerar” as operações de deportação e reforçar a segurança dos agentes, que enfrentam um aumento de 700% nos casos de agressões.
A secretária do DHS, Kristi Noem, afirmou que o reforço no efetivo vai garantir mais proteção e eficiência nas ações. “Precisamos de mais pessoal e recursos para manter a ordem e garantir que os agentes possam fazer seu trabalho com segurança”, declarou.
O projeto agora aguarda aprovação final na Câmara dos Deputados antes de ser sancionado pelo presidente Trump, o que pode acontecer até o dia 4 de julho.
Foto: AFP via Getty Images
Fonte: New York Post