O presidente Donald Trump afirmou na quarta-feira que a OTAN deveria ajudar os Estados Unidos a adquirir a Groenlândia e que qualquer resultado abaixo do controle americano é inaceitável. A declaração ocorreu horas antes de o vice-presidente JD Vance se reunir com autoridades dinamarquesas e groenlandesas para conversações.
Em uma postagem em sua rede social, Trump reiterou o argumento de que os EUA “precisam da Groenlândia para fins de segurança nacional”.
Ele acrescentou que a “OTAN deveria estar liderando o caminho para que a consigamos” e que, caso contrário, a Rússia ou a China o fariam “e isso não vai acontecer!”.
“A OTAN se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia nas mãos dos Estados Unidos”, escreveu Trump. “Qualquer coisa menos do que isso é inaceitável.”
A Groenlândia, território semiautônomo da Dinamarca aliada da OTAN, está no centro de uma tempestade geopolítica enquanto Trump insiste que deseja comprá-la. Moradores da capital, Nuuk, afirmam que a ilha não está à venda. A Casa Branca não descartou a possibilidade de tomar a ilha ártica pela força.
Foto: Brookings Institute







