Por Billal Rahman – Newsweek
A vinícola da Trump Organization localizada em Charlottesville, no estado da Virgínia, entrou com um pedido para contratar 36 trabalhadores rurais estrangeiros temporários para atuar em atividades sazonais no vinhedo. As informações constam em registros federais do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
De acordo com o anúncio oficial de vagas, os postos são de tempo integral e têm duração prevista de fevereiro a outubro. As funções incluem poda, desbaste, colheita e manutenção geral do vinhedo, sem exigência de experiência prévia. O salário oferecido é de US$ 13,90 por hora, valor que, segundo os registros, é quase US$ 2 inferior ao pago por funções semelhantes em 2025 e abaixo das taxas oferecidas pela própria propriedade desde 2021.
O anúncio do Departamento do Trabalho foi divulgado inicialmente pela revista Forbes. Procurada para comentar o caso, a Casa Branca direcionou a Newsweek à Trump Organization. A empresa foi contatada por e-mail fora do horário comercial, mas não respondeu de imediato.
O pedido de contratação ocorre meses após o Departamento do Trabalho alterar, em outubro, a forma de cálculo dos salários para parte dos trabalhadores agrícolas contratados por meio do visto H-2A, o que resultou na redução dos valores para determinadas funções. Dois meses depois, a Trump Organization protocolou o pedido para trazer trabalhadores estrangeiros, alegando escassez de mão de obra nos Estados Unidos e afirmando que a medida não afetaria salários nem condições de trabalho de trabalhadores domésticos.
No documento apresentado ao governo, a empresa declarou que as vagas oferecem a trabalhadores americanos “não menos do que os mesmos benefícios, salários e condições de trabalho” concedidos aos funcionários contratados com visto H-2A.
A legislação dos EUA permite a contratação de trabalhadores estrangeiros temporários quando não há candidatos americanos qualificados e disponíveis. A Trump Organization já recorreu com frequência a esse tipo de programa, especialmente aos vistos H-2A, voltados ao trabalho agrícola temporário, e H-2B, destinados a empregos sazonais não agrícolas, como em resorts e clubes, incluindo o Mar-a-Lago.
Para participar desses programas, os empregadores precisam obter certificação do Departamento do Trabalho, comprovando que a contratação de estrangeiros não prejudicará salários nem condições de trabalho de cidadãos americanos. Em seguida, o pedido é analisado pelo Departamento de Segurança Interna, e os trabalhadores aprovados solicitam o visto em embaixadas ou consulados dos EUA. Atualmente, cidadãos de cerca de 90 países são elegíveis.
O programa H-2A prevê, entre outras exigências, que empregadores entrevistem todos os candidatos, independentemente da origem, sem custo, e contratem trabalhadores americanos qualificados que estejam disponíveis. Ainda assim, críticos afirmam que esses programas podem pressionar salários para baixo, enquanto defensores argumentam que eles preenchem vagas que, de outra forma, ficariam em aberto.
Dados do Departamento do Trabalho analisados pela Forbes indicam que, durante os cinco anos em que Donald Trump ocupou a Presidência, a Trump Organization solicitou autorização para contratar 602 trabalhadores estrangeiros. Trump já defendeu publicamente o uso desses vistos no passado.
Paralelamente, o sindicato United Farm Workers e um grupo de trabalhadores rurais moveram uma ação contra o Departamento do Trabalho para derrubar a nova regra salarial do H-2A, alegando que ela reduz salários e viola proteções trabalhistas federais. Autoridades estaduais, incluindo o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, também criticaram a medida, afirmando que ela abandona dados salariais confiáveis e pode aprofundar a pobreza entre trabalhadores rurais.
Em meio a debates mais amplos sobre imigração e fiscalização trabalhista, o governo federal tem defendido a ampliação e simplificação dos programas H-2A e H-2B como forma de enfrentar a escassez de mão de obra em setores agrícolas e sazonais.
Foto: Chandan Khanna/AFP via Getty Images
Fonte: Newsweek






