O Conselho Municipal de Worcester aprovou uma resolução para tornar a cidade um “santuário” para a comunidade transgênero.
A medida, que cita a ordem de Trump que limita o reconhecimento federal de gênero a masculino e feminino, foi aprovada após três horas de debates e apoio massivo da população.
Apoiadores da medida argumentam que Worcester deve ser um refúgio para essa comunidade. “Não estamos pedindo tratamento especial, mas direitos básicos e segurança”, afirmou Libby Scanlon, moradora da cidade.
Dois vereadores votaram contra, alegando que a resolução não traz direitos novos e pode prejudicar o financiamento federal da cidade.
O prefeito Joseph Petty minimizou a medida, afirmando que não era uma nova lei, estatuto ou portaria, mas sim uma simples resolução dizendo: “Ei, nós te apoiamos.”
Conforme a resolução, a cidade reafirma o seu compromisso com os direitos transgênero, e declara que não deve gastar recursos municipais para deter pessoas por “apenas buscar ou fornecer” cuidados de afirmação de gênero.
Worcester também se compromete a não cooperar com políticas federais que prejudiquem a comunidade trans e a garantir o acesso a saúde, educação, moradia e trabalho sem discriminação.
Outras cidades, como Sacramento, Califórnia, e San Francisco e New York, já adotaram medidas semelhantes.
Foto/Reprodução: Matthew J. Lee/Equipe Globe