BOSTON, Mass. — Uma estudante de 19 anos da Babson College foi detida no Aeroporto de Logan e, em seguida, deportada para Honduras enquanto tentava viajar para o Texas para o Dia de Ação de Graças, de acordo com seu advogado, Todd Pomerleau.
Pomerleau disse que sua cliente, Any Lucia Lopez Belloca, tinha planos de surpreender sua família no feriado, mas esses planos foram frustrados quando ela chegou ao Aeroporto de Logan.
“Disseram-lhe que havia algo errado com a passagem dela e que fosse falar com o serviço de atendimento ao cliente”, disse Pomerleau. “Ela foi imediatamente detida.”
Pomerleau afirmou que a jovem é caloura na Babson College, possui uma bolsa de estudos e está cursando administração de empresas. Ele explicou que ela é natural de Honduras e foi trazida para os Estados Unidos por seus pais em 2014.
“Ela estava em um processo judicial que pensava ter terminado favoravelmente; ela tinha então nove ou dez anos”, disse Pomerleau.
Na última quinta-feira, Pomerleau relatou que Belloca foi levada sob custódia federal no aeroporto.
“Ela é considerada uma criança pela lei de imigração. É menor de 21 anos, está frequentando a faculdade e não possui nenhum registro criminal”, afirmou Pomerleau.
O advogado disse que entrou com uma ação judicial e um juiz ordenou que Belloca não poderia ser transferida, mas, segundo ele, Belloca foi, ainda assim, deportada para Honduras.
“Acreditamos que seus direitos constitucionais foram violados: a forma como foi presa, por não ter sido notificada do motivo da detenção, por não lhe terem sido apresentados documentos que justificassem sua remoção abrupta e ultrajante dos Estados Unidos da América”, declarou Pomerleau.
Agora, Pomerleau luta para trazer Belloca de volta a Boston, enquanto sua família celebra o feriado sem ela.
“Deveria ser uma época de agradecimento. Apenas agradeçam por o ICE não ter destruído sua família”, disse Pomerleau.
Foto: WHDH







