Quase 100 mil imigrantes nos Estados Unidos receberão de volta a taxa de inscrição de US$ 580 após o cancelamento do programa Keeping Families Together (KFT), uma das poucas políticas de imigração implementadas pelo presidente Joe Biden. O programa, que visava oferecer status legal a imigrantes sem documentos, foi encerrado em novembro após ser bloqueado por uma ação judicial movida por 16 estados liderados pelo Texas.
Segundo o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA), em torno 94 mil inscrições já haviam sido submetidas antes da suspensão, totalizando cerca de US$ 55 milhões. Agora, o governo começará a reembolsar essas taxas.
Ativo por apenas alguns dias em agosto de 2024, o programa oferecia esperança a meio milhão de imigrantes indocumentados, permitindo que permanecessem com suas famílias enquanto aguardavam a regularização. O plano de Biden foi elogiado como uma abordagem mais humana, facilitando o acesso a green cards ou status de residência permanente.
Com o cancelamento, milhares de famílias de status misto, compostas por cidadãos americanos e migrantes indocumentados, enfrentam incertezas. Muitos precisarão deixar o país temporariamente para solicitar sua legalização, separando-se de seus entes queridos.
Com a mudança de governo, espera-se que novas restrições sejam impostas à imigração, tornando o cenário desafiador para a legalização nos EUA.
Foto/reprodução: Freepik