Algumas regiões dos Estados Unidos podem ter um aumento de pragas como carrapatos, mosquitos, baratas e roedores, devido a variações climáticas, segundo a Associação Nacional de Gerenciamento de Pragas (NPMA).
Essas pragas transmitem doenças perigosas, como doença de Lyme, vírus do Nilo Ocidental, salmonela, peste e hantavírus, além de causar asma e alergias.
Invernos mais quentes e úmidos favorecem a sobrevivência dessas pragas. Mudanças climáticas, com temperaturas mais altas e eventos climáticos extremos, também contribuem para o aumento e expansão da área de atuação desses animais.
As principais cidades americanas em alerta incluem:
Boston: Tempestades de neve e frio levaram roedores para dentro de casa. Uma primavera mais quente pode aumentar os carrapatos.
Cleveland: Condições amenas e úmidas no inverno podem aumentar baratas e carrapatos.
Denver: Início de temporada frio e com neve pode levar ratos a invadir casas.
Grand Rapids (Michigan): Neve recorde pode levar ratos para dentro de casa, e chuvas fortes podem aumentar os carrapatos.
Louisville (Kentucky): Ratos podem invadir casas devido ao frio e neve. Carrapatos podem aparecer mais cedo com a primavera quente.
Nova Orleans: Neve levou ratos e baratas para as casas, e espera-se mais mosquitos com o calor.
Salt Lake City: Condições de inverno podem levar camundongos para dentro de casa.
San Antonio: Calor recorde no inverno manteve mosquitos, baratas e carrapatos ativos; espera-se um “boom” na primavera.
Seattle: Inverno quente e seco pode aumentar roedores e baratas em ambientes internos, e carrapatos com as chuvas da primavera.
Washington, D.C.: Inverno instável aumentou a atividade de roedores. Carrapatos podem aumentar com a chegada da primavera.
Flórida: Alerta estadual devido ao clima úmido, que favorece pragas o ano todo. Espera-se um aumento na primavera. A Flórida tem muitas espécies de mosquitos, incluindo transmissores de malária, dengue e Zika.
Um projeto da Universidade do Sul da Flórida usa inteligência artificial para identificar e combater mosquitos transmissores de doenças, com ajuda da população.
Foto/Reprodução: Gaston De Cardenas/Miami Herald/Tribune News Service via Getty Images