O estado de Massachusetts vai reutilizar a antiga prisão Bay State Correctional Center, em Norfolk, como abrigo emergencial para famílias desabrigadas.
A previsão é que o local, desativado em 2015 devido à redução da população carcerária, seja reaberto no próximo mês, beneficiando cerca de 140 famílias. Aproximadamente a metade deste número é de imigrantes recém-chegados.
De acordo com Scott Rice, diretor de assistência emergencial do estado, o espaço foi adaptado para oferecer mais do que simples alojamento. Além de chuveiros e banheiros em cada andar, a instalação contará com uma cafeteria, um ginásio, um amplo salão comum e escritórios destinados a gerenciamento de casos e atividades administrativas.
Visando uma maior integração e conforto para os residentes, serão criadas áreas de lazer para crianças e espaços de sala de aula para adultos, onde serão oferecidos cursos de inglês, treinamento profissional e oficinas para a busca de moradia permanente.
Como parte das mudanças para tornar o ambiente mais acolhedor, o estado removerá o arame farpado que cerca o local e manterá os portões abertos, permitindo que as famílias tenham a liberdade de entrar e sair quando necessário.
Esta ação faz parte de uma política mais ampla anunciada pela governadora Maura Healey, que inclui o fechamento da prisão de segurança média MCI-Concord até o final do verão.
O governo estadual planeja considerar usos alternativos para mais instalações desativadas e os terrenos que ocupam, buscando soluções para questões sociais urgentes.