Arqueólogos que estão trabalhando no Minute Minute Man National Historical Park em Concord, Massachusetts, descobriram balas de mosquete de 250 anos, associadas à Revolução Americana. As balas foram encontradas na área onde soldados britânicos enfrentaram a milícia colonial na batalha da Ponte do Norte em 19 de abril de 1775, conhecida como o “tiro ouvido ao redor do mundo”.
Jarrad Fuoss, guarda-parque e especialista em armas históricas, confirmou que as balas foram disparadas do lado oposto do rio, indicando que pertenciam à milícia colonial. As balas, feitas de chumbo, foram encontradas enquanto os arqueólogos realizavam atividades de conformidade em preparação para o projeto Great American Outdoors Act do parque.
O local da batalha da Ponte do Norte é significativo por marcar a primeira vez que líderes da milícia local ordenaram que seus membros atirassem contra soldados do próprio governo. O confronto, que durou menos de três minutos, resultou na morte ou ferimento de 18 homens.
A descoberta dessas balas, próximas do 250º aniversário da Revolução Americana, ressalta a importância de preservar e proteger a história compartilhada. Visitantes poderão ver as balas no Dia da Arqueologia, no Minute Man National Historical Park, neste sábado, 13 de julho.