LOUISVILLE, Kentucky — Um avião de carga da UPS caiu e explodiu na terça-feira enquanto decolava de um aeroporto em Louisville, Kentucky, matando pelo menos nove pessoas e ferindo várias outras. Pelo menos 16 pessoas ainda estão desaparecidas.
A aeronave caiu por volta das 17h15, quando partia para Honolulu do Aeroporto Internacional Muhammad Ali, em Louisville, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).
Vídeos mostraram chamas na asa esquerda do avião e um rastro de fumaça. O avião chegou a levantar ligeiramente do solo antes de cair e explodir em uma enorme bola de fogo. As imagens também revelaram partes do telhado de um prédio próximo ao final da pista que foi dilacerado.
O número de mortos subiu para pelo menos nove na manhã de quarta-feira, sendo que quatro das vítimas não estavam a bordo do avião, segundo as autoridades.
Entre as 11 pessoas feridas, algumas sofreram lesões “muito significativas”, disse o governador de Kentucky, Andy Beshear, acrescentando que espera que o número de mortos aumente.
“Qualquer um que tenha visto as imagens, o vídeo, sabe o quão violento foi este acidente”, afirmou ele.
A emissora afiliada WLKY relata que pelo menos duas pessoas estão em estado crítico e pelo menos oito têm ferimentos sem risco de vida. Há pelo menos mais dois desaparecidos de uma oficina de automóveis próxima.
O maior centro de distribuição de encomendas da UPS está localizado em Louisville. A empresa anunciou na terça-feira à noite que havia suspendido a triagem de pacotes no centro, sem especificar quando seria retomada. O hub emprega milhares de trabalhadores, realiza 300 voos diários e processa mais de 400.000 pacotes por hora.
O governador disse que uma empresa, a Kentucky Petroleum Recycling, parece ter sido “atingida bem diretamente”, e uma operação de autopeças nas proximidades também foi afetada.
Beshear afirmou que não sabia o estado dos três membros da tripulação a bordo do avião, um McDonnell Douglas MD-11 fabricado em 1991.
Devido à longa viagem para Honolulu, o avião estava com o tanque cheio de combustível, o que resultou no grande incêndio. O fogo se espalhou facilmente para as instalações vizinhas, como um grande centro de reciclagem.
A UPS informou que o National Transportation Safety Board (NTSB), órgão de segurança de transporte dos EUA, está encarregado da investigação e será a principal fonte de informação sobre o inquérito oficial.
Foto: ABC 7 NY







