Uma mulher brasileira de 53 anos, que vivia de forma indocumentada em Falmouth, Massachusetts, foi detida por agentes federais e está sob custódia em Rhode Island. Ilma Leandro De Oliveira é acusada de sete crimes relacionados a abuso e estupro de uma criança e também deve responder por reentrada ilegal nos Estados Unidos após ter sido deportada em 2007.
Segundo documentos da Corte Distrital de Falmouth, Leandro foi presa pela polícia local no dia 17 de março, após um mandado de prisão. No dia seguinte, ela se declarou inocente diante das acusações, que incluem estupro de menor, incesto e atos obscenos. A fiança foi fixada em US$ 5.000, e ela foi liberada com monitoramento por tornozeleira eletrônica.
No entanto, dois dias depois, em 21 de março, a tornozeleira foi removida e um novo mandado de prisão foi emitido. As autoridades informaram que ela estava “inrastreável”. No mesmo dia, a Corte foi notificada de que Leandro havia sido detida por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e estava sob custódia no centro de detenção Donald W. Wyatt, em Central Falls, Rhode Island.
De acordo com o ICE, Ilma Leandro já havia sido deportada dos EUA em 2007, após ser presa por entrada ilegal no país. Mesmo assim, ela retornou clandestinamente e vivia em Falmouth há cerca de seis anos.
A diretora interina do escritório do ICE em Boston, Patricia H. Hyde, afirmou em nota que os crimes pelos quais Leandro é acusada são “inaceitáveis” e que a agência continuará priorizando a segurança das crianças e da comunidade local.
Além das acusações criminais, Leandro agora também deve responder por reentrada ilegal no país. Ela foi transferida para a custódia do Serviço de Delegados Federais (US Marshals) em 8 de abril e deve comparecer à Corte de Falmouth em 15 de maio para uma audiência de causa provável sobre os crimes de abuso infantil.
A Justiça emitiu uma ordem para que ela seja levada da unidade de detenção em Rhode Island até o tribunal, com apoio do Departamento do Xerife de Plymouth.
Foto: U.S. Immigration and Customs Enforcement