Governadora Healey ordena inspeções em abrigos de emergência após prisão de imigrante com armas e drogas em Revere

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, ordenou inspeções em todos os abrigos de emergência do estado e uma revisão completa do processo de admissão, após a prisão de um imigrante em situação irregular acusado de tráfico de drogas e posse de armas em um hotel usado como abrigo temporário em Revere.

Leonardo Andujar Sanchez, da República Dominicana, foi preso no mês passado no Quality Inn, onde vivia com familiares desde outubro. A polícia apreendeu um rifle de assalto e aproximadamente 10 libras de fentanil. Sanchez se declarou inocente das acusações, que incluem tráfico de drogas e posse ilegal de armas.

A governadora Healey classificou o caso como “ultrajante” e afirmou que o estado precisa tomar medidas para evitar que atividades criminosas ocorram em abrigos financiados com recursos públicos. As inspeções começarão pelo abrigo em Revere, com o objetivo de identificar sinais de atividade criminosa ou riscos à segurança.

Além disso, Healey anunciou um projeto de lei pedindo 425 milhões de dólares para sustentar o sistema de abrigos até o final do ano fiscal de 2025. A governadora também propôs reduzir o período de permanência nos abrigos de nove para seis meses e eliminá-los gradualmente até 2025, priorizando habitação permanente para as famílias.

O caso de Sanchez intensificou as críticas ao sistema federal de imigração, com Healey destacando a necessidade urgente de uma reforma que evite a entrada de criminosos nas comunidades. Enquanto isso, os republicanos da Câmara de Massachusetts questionaram como Sanchez conseguiu ingressar no sistema de assistência, apesar das verificações de antecedentes realizadas pelos abrigos.

Esse incidente é o segundo caso grave em abrigos temporários nos últimos 12 meses. Em março, um homem haitiano foi acusado de estuprar uma menor de 15 anos em um abrigo de Rockland. Ambos os casos seguem em julgamento.

Para as famílias e crianças abrigadas, o estado garante que a segurança é prioridade, mas especialistas alertam que um ambiente com “zero crimes” pode ser uma expectativa irrealista. Apesar das críticas, a governadora reafirma o compromisso de manter os abrigos como um recurso emergencial, enquanto busca soluções de longo prazo.

Foto/reprodução:John Tlumacki/Globe Staff

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.