Governo Trump suspende temporariamente análise de pedidos de Green Card para refugiados e asilados

O governo do presidente Donald Trump suspendeu temporariamente a análise de alguns pedidos de Green Card, afetando potencialmente milhares de pessoas que chegaram aos Estados Unidos como refugiados ou solicitantes de asilo.

Um funcionário do Departamento de Segurança Interna (DHS) disse que a pausa em alguns pedidos de “ajuste de status” foi resultado de duas ordens executivas assinadas por Trump. As ordens visavam aumentar a triagem e a verificação de antecedentes de pessoas que buscam status legal nos EUA, incluindo aquelas que tentam entrar no país e aquelas já admitidas de países considerados “riscos de segurança”.

A medida pode aumentar ainda mais o tempo de espera para a residência permanente para milhares de solicitantes, enquanto alguns dos caminhos legais pelos quais eles chegaram estão sendo desmantelados pelo governo Trump.

Entre outubro de 2023 e setembro de 2024, pelo menos 67.800 pedidos de Green Card foram feitos por solicitantes de asilo, enquanto quase 40.000 foram enviados por refugiados. O tempo médio de espera para a decisão do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) era de cerca de 10 e 8 meses, respectivamente. A pausa provavelmente atrasará ainda mais as decisões.

Organizações de defesa dos direitos dos refugiados criticaram a medida, alegando que ela é discriminatória e desnecessária, já que o USCIS já realiza uma triagem extensa de todos os indivíduos que solicitam residência permanente.

A suspensão dos pedidos de Green Card para esses dois grupos ocorre no momento em que outros caminhos legais, incluindo a liberdade condicional humanitária para pessoas de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela, foram eliminados pelo governo. Aqueles que chegaram por meio desse programa podem ser obrigados a deixar o país em um curto período de tempo ou enfrentar a detenção pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

O governo Trump tem enfrentado desafios legais sobre o desmantelamento de programas de refugiados e liberdade condicional, enquanto continua a aumentar a fiscalização da imigração e a verificação de solicitantes de Green Card e visto, incluindo a análise de postagens em mídias sociais.

Foto: Getty Images

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Mais notícias
Categories