O ICE anunciou a reabertura de um centro de detenção federal para imigrantes em Newark, Nova Jersey. Com capacidade para 1.000 leitos, o Delaney Hall será o maior do tipo na Costa Leste.
A reabertura faz parte da política do governo Trump de intensificar o combate à imigração ilegal. Segundo o diretor interino do ICE, Caleb Vitello, a localização próxima a um aeroporto internacional facilita a logística e o processamento dos indivíduos sob custódia da agência.
O Delaney Hall, de propriedade da empresa privada de prisões GEO Group, já havia abrigado imigrantes detidos entre 2011 e 2017. O novo contrato com o ICE, anunciado pela GEO Group, prevê o funcionamento do centro até o final de junho e um pagamento de US$ 60 milhões por ano durante 15 anos, totalizando US$ 900 milhões.
A reabertura do centro de detenção ocorre apesar de uma lei de Nova Jersey, de 2021, que proíbe o ICE de abrir prisões específicas para imigrantes no estado. Essa lei foi considerada parcialmente inconstitucional por um juiz federal em 2023, e a GEO Group processou o estado para derrubá-la, alegando que ela viola a cláusula de supremacia da Constituição dos EUA.
Atualmente, Nova Jersey possui um centro de detenção de imigrantes ativo em Elizabeth, com capacidade para 270 pessoas. Nova York tem três centros, com capacidade total para 600 pessoas. E a Pensilvânia abriga o centro de detenção com maior capacidade até então, o Moshannon Valley Processing Center, que pode acomodar pouco mais de 1.000 pessoas.
Foto: New York Post