A sede do Partido Republicano do Novo México, em Albuquerque, foi alvo de um suposto ataque incendiário na manhã de domingo. O local foi pichado com a frase “ICE = KKK” (em referência à agência de imigração dos EUA e à organização supremacista branca Ku Klux Klan) e a entrada do prédio foi incendiada.
O Corpo de Bombeiros de Albuquerque abriu uma investigação sobre o incêndio, que começou pouco antes das 6h da manhã. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas em apenas cinco minutos, limitando os danos à entrada do edifício.
A presidente do Partido Republicano do Novo México, Amy Barela, classificou o incidente como um ataque covarde e politicamente motivado, pedindo que os responsáveis sejam responsabilizados.
O Partido Democrata do Novo México e a governadora Michelle Lujan Grisham condenaram o vandalismo, mas não comentaram sobre o incêndio. Grisham garantiu que a Polícia Estadual e o Corpo de Bombeiros auxiliarão na investigação federal.
A sede do partido já havia sido alvo de outros atos de vandalismo e até mesmo de uma ameaça de bomba nos últimos anos. Recentemente, concessionárias da Tesla também têm sido alvo de vândalos, aparentemente insatisfeitos com o governo Trump e com o CEO da Tesla, Elon Musk.
Foto: X / @NewMexicoGOP