As autoridades de saúde de Massachusetts estão preocupadas com um possível aumento de crianças que, após contraírem gripe, estão apresentando problemas neurológicos, como convulsões, encefalopatia e encefalite.
Ainda não se sabe ao certo o motivo desse aumento, mas as autoridades acreditam que pode ter relação com o alto número de casos de gripe, o tipo de vírus que está circulando ou até mesmo com uma maior vulnerabilidade das crianças.
O Departamento de Saúde Pública (DPH) emitiu um alerta aos profissionais de saúde, destacando que crianças não vacinadas contra a gripe ou com problemas de saúde pré-existentes correm mais risco de desenvolver essas complicações.
O DPH orienta que os médicos busquem consultas neurológicas e de doenças infecciosas com urgência, além de solicitarem exames de imagem do cérebro para pacientes que apresentem sintomas neurológicos novos após terem tido gripe ou algo parecido. É importante também que os médicos notifiquem o DPH sobre pacientes com menos de 21 anos que apresentem esses sintomas e tenham teste positivo para gripe, enviando amostras dos exames para análise.
O departamento ressalta que, mesmo crianças saudáveis podem ter complicações neurológicas causadas pela gripe. Aquelas que desenvolvem esses problemas tendem a ficar mais tempo internadas, com maior risco de irem para a UTI e, infelizmente, maior risco de morte. As crianças que sobrevivem às formas mais graves dessas complicações podem ter sequelas importantes e duradouras.
A situação da gripe em Massachusetts é considerada “muito alta” em todo o estado, com 191 mortes registradas nesta temporada, sendo seis delas de crianças.
Foto/Reprodução: Freepik.