Os astronautas da NASA Sunita “Suni” Williams e Barry “Butch” Wilmore finalmente retornaram à Terra após uma inesperada e longa estadia na Estação Espacial Internacional (ISS). A dupla, que inicialmente viajaria para uma missão de curta duração, acabou passando mais de nove meses no espaço devido a problemas técnicos com a cápsula Starliner da Boeing, que os levaria de volta para casa.
O retorno aconteceu na terça-feira, quando a cápsula SpaceX Dragon Freedom, que também transportava outros dois tripulantes, pousou com sucesso no mar, próximo à costa da Flórida. O pouso foi tranquilo, com direito a golfinhos recepcionando os astronautas.
A saga de Williams e Wilmore começou em junho de 2024, quando eles chegaram à ISS a bordo da Starliner. A falha na espaçonave os obrigou a permanecer na estação, enquanto engenheiros trabalhavam para resolver os problemas.
Após a longa espera, a cápsula Dragon foi enviada para resgatá-los. A viagem de volta durou cerca de 17 horas e incluiu manobras complexas e a reentrada na atmosfera terrestre, com temperaturas altíssimas. A missão, que era para ser breve, se transformou em uma aventura espacial prolongada e inesquecível.
Foto: Keegan Barber/NASA via AP