O Brasil retoma a exigência de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira, revertendo a política de entrada livre que vigorava desde 2019. A medida, que atinge turistas dessas nacionalidades, havia sido implementada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com o objetivo de impulsionar o turismo no país.
A decisão de suspender a isenção foi tomada pelo presidente Lula em março de 2023, sob o argumento de que era necessário garantir a reciprocidade, já que brasileiros ainda precisam de visto para entrar nos EUA, Canadá e Austrália. As negociações para reverter essa situação não tiveram sucesso.
Apesar de o Senado ter aprovado um projeto para manter a isenção, a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros pelo governo Trump azedou o clima na Câmara dos Deputados, dificultando a aprovação do projeto.
O Congresso aprovou um projeto de lei de reciprocidade, que permite ao governo brasileiro retaliar países que impuserem barreiras comerciais ao Brasil. A medida aguarda sanção presidencial.
Foto: Eraldo Peres/Associated Press