Os americanos têm um ditado que diz: “quem come uma maçã por dia mantém o médico distante”.
Agora, um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade Harvard e pelo Massachusetts General Hospital sugere que “quem come uma laranja por dia reduz em 20% as chances de ter depressão”.
O estudo descobriu que a propriedade cítrica da laranja estimula o crescimento de uma bactéria encontrada no estômago humano, que influencia a produção de dois químicos cerebrais que elevam o astral: a serotonina e a dopamina.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os dados das dietas alimentares de 100.000 mulheres. Eles observaram que o cítrico da laranja tem ligação com a redução da depressão, mas que outras frutas, como maçã ou banana, não exercem o mesmo efeito sobre o corpo humano.
O estudo ressalta a importância da ciência entender melhor como funciona o bioma que vive no estômago. Um outro estudo do hospital Brigham & Women’s Deaconess Center já mostrou que comer iogurte regularmente pode ajudar a prevenir uma forma agressiva de câncer colorretal.
Os cientistas precisam fazer mais estudos sobre a relação entre laranja e depressão.
O líder da pesquisa da Harvard e do Mass. General, Dr. Raaj Mehta, disse que “adoraria ver um estudo clínico que provasse que comer mais frutas cítricas reduz o risco de depressão ou alivia os sintomas da doença”.
Foto: SciTechDaily