Um juiz federal da Corte de Apelações suspendeu a transferência da estudante universitária Rumeysa Ozturk de uma prisão na Louisiana para o estado de Vermont.
Inicialmente, um juiz de primeira instância havia determinado que Rumeysa fosse transferida para participar de uma audiência em Vermont “no máximo até 1º de maio”.
No entanto, o juiz da Corte de Apelações suspendeu essa ordem e marcou para o dia 6 de maio a análise do caso por um painel de três juízes, que decidirão se a transferência será mantida ou não.
Rumeysa Ozturk é uma estudante turca da Escola de Artes e Ciências da Tufts University, localizada em Medford, Massachusetts. Ela foi presa no dia 25 de março enquanto caminhava pelas ruas de Somerville.
Segundo seu advogado, Marty Rosenbluth, até o momento o governo federal não apresentou nenhuma acusação formal contra ela.
No entanto, acredita-se que as autoridades a estejam investigando por supostamente apoiar o grupo Hamas, após a publicação de um artigo em que Rumeysa defendeu os palestinos diante dos ataques de Israel. O texto foi publicado no jornal estudantil da universidade.
Foto: Arquivo pessoal