BOSTON, Mass. — O governo de Maura Healey anunciou nesta quarta-feira, 24, que vai limitar a permanência de imigrantes em abrigos a até 5 dias. A medida começa a valer no dia 1° de agosto.
Até lá, a regra vigente permite que famílias imigrantes fiquem em abrigos por até 30 dias, podendo pedir renovação para estender esse período.
A ideia do governo estadual com a limitação de tempo é priorizar quem mais precisa, como veteranos de guerra, pessoas em situação de rua e famílias imigrantes com crianças pequenas.
No entanto, nem todos concordam com o prazo reduzido. “Cinco dias não são suficientes para planejar o próximo passo,” disse Jeff Thielman, presidente e CEO da ONG International Institute of New England.
Atualmente, Massachusetts tem 4 abrigos lotados de imigrantes: Chelsea, Cambridge, Lexington e uma prisão desativada em Norfolk.
O estado também está oferecendo pagar a passagem para o imigrante que gostaria de voltar para o país de origem.
No mês passado, a governadora Maura Healey enviou à fronteira do Texas com o México 5 oficiais do seu governo para levar a mensagem de que Massachusetts não tem mais espaço para abrigar imigrantes.
Para a senadora Karen Spilka, Massachusetts não criou o problema imigratório, que é um tópico federal. “Ainda precisamos de ajuda do governo federal, precisamos de reforma imigratória.”
Foto: John Blanding / Boston Globe